tag:blogger.com,1999:blog-22742759694338573882024-03-05T16:15:32.194+00:00EXPERIÊNCIAS COM H2OEste Blogue tem como objectivo a partilha de ideias e experiências para a realização de actividades experimentais com crianças do Pré-escolar e do 1º CEB.Maria João Passoshttp://www.blogger.com/profile/11872825149942617360noreply@blogger.comBlogger72125tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-62347987959411595192012-01-28T15:52:00.000+00:002012-01-28T15:52:49.497+00:00JI CARVALHAShttp://www.blogger.com/profile/17151089362550671010noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-19343856473420883452010-04-07T01:26:00.000+01:002010-04-07T01:26:53.519+01:00Trabalhos de grupo apresentados na acção de formação- "Experiências com h2o"Maria João Passoshttp://www.blogger.com/profile/11872825149942617360noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-15119719961076136342010-02-27T23:58:00.008+00:002010-03-28T19:36:40.706+01:00A Didáctica da Água (Maria do Carmo Martins)Este Link remete-nos para um site que nos dá a conhecer um pouco sobre a didáctica da água. embora seja escrito e falado em castelhano é facilmente compreensível.
http://www.actiludis.com/category/ecoescuela/agua-ecoescuela/JI CARVALHAShttp://www.blogger.com/profile/17151089362550671010noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-16533160554431848292010-02-27T16:08:00.002+00:002010-02-27T16:13:25.946+00:00Distribuição de h2o na Terra (Ângela Afonso)Como se distribui a água na Terra?Qual a parte disponível para consumo?...http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&source=hp&q=distribui%C3%A7%C3%A3o+da+%C3%A1gua+na+terra&oq=&um=1&ie=UTF-8&ei=6Q5_S8XqH8eOjAe2htmmDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CBgQsAQwAwÂngela Afonsohttp://www.blogger.com/profile/03740900064575455252noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-36158393303657246902010-02-27T16:03:00.002+00:002010-02-27T16:08:06.331+00:00Experiências em contexto de sala de aula (Ângela Afonso)Experiências possiveis de realizar com crianças do 1º ciclo.http://www.eb1-feira-n3.rcts.pt/experie.htm#profÂngela Afonsohttp://www.blogger.com/profile/03740900064575455252noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-72955627738827757182010-02-27T14:35:00.000+00:002010-02-27T14:41:20.637+00:00H2O em movmentoNão deixem de brincar com a H2O.http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listademagicas.htmminahttp://www.blogger.com/profile/13161685543694314653noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-40790138091410078692010-02-27T14:13:00.002+00:002010-02-27T14:18:39.298+00:00jogar com a água (Maria Durães)Site interesante para Educadores e Professores.http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/jogos.htmminahttp://www.blogger.com/profile/13161685543694314653noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-68185026423306390052010-02-26T23:43:00.002+00:002010-02-26T23:54:21.022+00:00Para quê as ciências no Jardim de Infância (Luisa Reis)Este link é um trabalho escrito por Isabel Fialho da Universidade de Évora "O pensamento de Ramalho de Carvalho. Contributos para uma Didáctica das Ciências no Jardim de Infância. Neste trabalho a autora escreve que a realidade nos Jardins de infância e no 1º ciclo é de uma"...educação cientifica, incipiente, com ausência de actividades experimentais...", sendo necessário uma intervenção ao luisa reishttp://www.blogger.com/profile/11157644644095178363noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-85115126405722974282010-02-26T23:10:00.001+00:002010-02-26T23:12:51.020+00:00Visita de Estudo à estação de Tratamento de água da Sabesp (Sónia Silva).Estudo do Meio: Visita a uma das Estações de Tratamento de água da Sabesp.Organização e planificação de uma visita de estudo a uma estação de tratamento de água. Com o objectivo de apresentar os diversos processos que permitem tornar água poluída em água com as perfeitas condições de consumo. Aquela que chega às nossas residências!Sónia Slivahttp://www.blogger.com/profile/16297593350072994317noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-42627995037308064402010-02-26T19:50:00.003+00:002010-02-26T19:54:57.183+00:00Ciências Exactas e Humanas - Nova metodologia (Sónia Silva)Com Ciência - SBPC/LabjorÉ apresentada uma nova visão sobre o ensino das Ciências Exactas e Humanas, que adopta a filosofia do ensino baseado em problemas "Problem- based Learning - PBL"Sónia Slivahttp://www.blogger.com/profile/16297593350072994317noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-65302387135268627052010-02-26T19:24:00.003+00:002010-02-26T19:40:44.380+00:00Fácil e divertido (Nancy Varanda)Neste site podemos encontrar um vasto conjunto de experiências que facilmente podemos implementar na sala de aula e que mostram alguns fenómenos de uma forma divertida. Coisas fáceis, com recursos à mão, é tudo o que precisamos!!!http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htmNancy Varandahttp://www.blogger.com/profile/12365822370236510046noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-1502967749224638672010-02-26T15:51:00.003+00:002010-02-26T16:08:51.171+00:00Brochura "Despertar para a Ciência" (Palmira Dias)O tema "Despertar para a ciência" leva-nos a uma brochura interessante que contem 110 páginas divertidas (parte teórica e parte prática) abordando a ciência no pré escolar de um modo lúdico pedagógico (como não podia deixar de ser).Aqui fica o endereço, para quem ainda não conhecer.http://www.min-edu.pt/np3/3199.htmlComo sei que não ficou registado o endereço relativo à minha participação Palmira Diashttp://www.blogger.com/profile/15644988731852545185noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-84195018611481123592010-02-26T10:18:00.002+00:002010-02-26T10:25:48.491+00:00"Água e mais água ..." (Gabriela Marques)O desenvolvimento de actividades práticas, experimentais,laboratoriais estimula nas crianças o gosto pelas ciências desenvolvendo o espírito crítico e capacidades de observação e análise.As actividades com água são particularmente estimulantes.http://web.educom.pt/pr1305/agua_experimt.htmGabriela Marqueshttp://www.blogger.com/profile/01668227231653421237noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-65130866072744410072010-02-25T22:17:00.003+00:002010-02-25T22:37:08.186+00:00Experiências divertidas (Eugénia)Com algumas destas experiências as crianças compreendem melhor os fenómenos científicos e as suas aplicações no dia a dia. Espreitem!...http://kids.sapo.pt/descobrir/ciencia_maluca/artigo/gotas_flutuantes http://www.cienciadivertida.pt/planeta_ciencia/editar/experiencias/exp02.swfEugéniahttp://www.blogger.com/profile/12010161016884126321noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-29142659754868548872010-02-25T22:05:00.004+00:002010-02-26T12:49:57.669+00:00Vê, faz e aprende! (Florbela Fernandes) Neste Link, temos acesso a exemplos de diversas experiências apresentadas em suporte audiovisual. Estas apresentações podem ser mais um recurso para o professor que pretende dinamizar “sessões de ciência” provocando no grupo o prazer de investigar e da descoberta do mundo. http://videos.sapo.pt/sapokids/playview/7#nav1=1Florbela Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/00772524017101807003noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-59236460558986916262010-02-25T13:22:00.000+00:002010-02-25T13:59:42.084+00:00Experiências com a água - densidade ( Anabela Ferreira)Experiências com a água"As crianças pequenas são curiosas por natureza. Estão constantemente rodeadas por acontecimentos que as levam a perguntar porquê, o quê, quando e onde(...). As crianças são cientistas por natureza" ( Sherwood, Williams & Rockwell, 1987).Este power-point pretende de uma forma lúdica despertar nas crianças o desejo de experimentar, observar, dialogar, descrever e Anabelahttp://www.blogger.com/profile/01371083845468358256noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-13433604678952552772010-02-25T13:12:00.009+00:002010-02-25T22:15:23.309+00:00Concepções Alternativas - Como detectar? (Ivone Cunha)Define concepções alternativas, apresentando suporte teórico nas concepções filosóficas e psicológicas de vários autores (Piaget, Ausubel,...). Evidencia técnicas para detectar tais concepções, como também exemplifica as características gerais das concepções alternativas, que nos permitem a classificação e a descoberta da natureza de tais representações nos alunos. Link a visitar: http://Ivone Cunhahttp://www.blogger.com/profile/14398556860291301127noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-87612568675886761042010-02-25T12:26:00.002+00:002010-02-25T12:34:23.128+00:00Céu Ribeiro (J.I.Caires) Sobre a Didáctica das Ciênciashttp://www.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/356/Livro_Expl_ciencias.pdfA importância da formação dos professores na Educação em Ciências de forma a estimularem as crianças desde as idades mais precoces, para o gosto pelas ciências. Mais tarde, este gosto irá repercutir-se na sua vida prática quotidiana, estendendo-se a outras áreas do desenvolvimento também!Maria Céu Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/08454900927566048157noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-33699384817256999772010-02-25T01:53:00.005+00:002010-02-27T14:52:49.158+00:00Grande diversidade de experiências (Conceição Fernandes)Neste link, encontra -se uma grande variedade de experiências relacionadas com diversos temas da área de Estudo do Meio, do 1º Ciclo, que se poderão pôr em prática dentro da sala de aula. Tornando assim, as aulas atractivas e motivadoras, fazendo com que os alunos compreendam melhor os conteúdos programados.http://educa.fc.up.pt/experiencias_pagina.php?id=394&dest=AConceição Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/00693484173427078254noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-45468946603322177502010-02-25T00:25:00.006+00:002010-02-25T01:00:17.076+00:00Laboratório (Elisabete)O Laboratório do Sítio dos Miúdos apresenta várias experiências que despertam a curiosidade das crianças. São experiências simples e que utilizam materiais acessíveis. As palavras que podem suscitar algumas dúvidas para as crianças, possuem uma hiperligação onde é explicado o significado das mesmas. Os processos são explicados passo a passo e no final há uma explicação para o que aconteceu.http:/Elisabetehttp://www.blogger.com/profile/17847214220777948130noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-59287116343614612032010-02-24T22:09:00.014+00:002010-03-07T19:05:20.550+00:00"Posso ser cientista" (Felicidade da Graça)Descobrir o porquê das coisas, através de experiências simples utilizando materiais e objectos do dia-a-dia é vestir a pele do ciêntista e descobrir os segredos da Natureza.
Aqui vamos encontrar algumas actividades experimentais não laboratoriais para o ensino básico e secundaário.
http://www.alviela.cienciaviva.pt/actividades/grupos/Felicidade da Graçahttp://www.blogger.com/profile/08353109553596242958noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-64915514551114564912010-02-24T21:06:00.007+00:002010-03-07T19:05:58.398+00:00Didáctica das Ciências Naturais - contribuições e reflexões de Hilda Weissmann (Felicidade da Graça)Segundo Hilda Weissmann não existem "receitas".Existem apenas diferentes formas de ensinar. Deve-se ensinar aprendendo!
A autora acredita que formando as crianças estaremos a contribuir para a formação de futuros cidadãos adultos responsáveis e críticos.
http://www.scribd.com/doc/15262688/Resumo-dos-Capitulos-1-e-2-do-Livro-Didatica-das-Ciencias-NaturaisFelicidade da Graçahttp://www.blogger.com/profile/08353109553596242958noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-41753173526052885982010-02-24T20:18:00.002+00:002010-02-24T20:34:37.172+00:00Actividades Experimentais em Ciência (Andrea Ribeiro)O Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboadisponibiliza várias actividades experimentais muito interessantes que contribuempara uma melhor abordagem das Ciências e apelam ao sentido lúdico das aprendizagens.http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/activ_exp_capa.htmAndrea Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/08737086733799809360noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-25395819518932281612010-02-24T15:55:00.002+00:002010-02-24T16:02:45.096+00:00Céu Ribeiro (J.I.Caires)http://www.cfpa.pt/cfppa/circuloestudos/ciencia.htmExperiências com água no Jardim de InfânciaExperiências com água a realizar no Jardim de Infância, com simplicidade e de forma apelativa, despertando a curiosidade natural das crianças pela ciência!Maria Céu Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/08454900927566048157noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2274275969433857388.post-17985093076652478292010-02-23T21:40:00.003+00:002010-02-23T21:55:37.235+00:00Brincar à Ciência (Alda)A Educação para a Ciência, a nível inicitário, contribui para facilitar o desenvolvimento da criança e cria potencialidades para uma aprendizagem posterior mais profunda.De forma simples e divertida este link dá sugestões de actividades que podemos realizar com os nossos alunos.http://web.educom.pt/~pr1305/agua_experimt.htmAlda Gonçalveshttp://www.blogger.com/profile/02238816659461042370noreply@blogger.com0