quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ensinar Ciências na Escola (Elsa)



O livro"Enseigner les sciences à l'école", foi criado em 2002 para a escola francesa. Elaborado por um grupo de especialistas franceses, professores e cientistas. Foi também traduzido para português e brasileiro, sendo feitas pequenas adaptações para o usarem no projecto"ABC na Educação Científica - A Mão na Massa."
Esta obra tem por objectivo ajudar o professor a implementar um ensino renovado das ciências e da tecnologia, tanto do ponto de vista da metodologia pedagógica, como dos elementos de conhecimento científico necessários.
Relaciona o ensino das ciências com o desenvolvimento das capacidades de expressão, tanto escrita quanto oral, dando exemplos de quando isso acontece.
Faz referência ao papel do professor no ensino das Ciências, da necessidade de se orientar os alunos na pesquisa de documentação e o papel das TIC.
Apresenta várias situações experimentações interessantes e contextualizadas, incluindo experiências com a água para crianças mais pequenas, fazendo uma primeira abordagem predominentemente sensorial como fase inicial para os próximos anos escolares.



Sem comentários:

Enviar um comentário